40 festivais de música afirmam que não vão permitir uso de tecnologia de reconhecimento facial • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

40 festivais de música afirmam que não vão permitir uso de tecnologia de reconhecimento facial

Coachella e SXSW lideram grupo de organizações que atenderam reivindicações de artistas contrários ao uso de softwares do tipo em seu público

por Pedro Strazza
Capa - 40 festivais de música afirmam que não vão permitir uso de tecnologia de reconhecimento facial
Imagem: Berlin Festival 2012 – Samstag 8.9.2012

Quarenta dos grandes festivais de música do globo fizeram uma declaração coletiva oficial hoje para confirmar que não vão permitir o uso de tecnologia de reconhecimento facial nos arredores de seus respectivos eventos. O grupo, que inclui nomes peso-pesados como o Coachella e o SXSW, emitiu a proibição em vista do protesto de inúmeros artistas e da organização Fight for the Future sobre softwares do tipo, cuja preocupação morava em cima dos propósitos maléficos que tais dados coletados poderiam fornecer as empresas responsáveis.

Em uma carta aberta publicada no BuzzFeed News, o líder do movimento de artistas Tom Morello e o diretor do Fight for the Future Evan Greer escreveram que “Esta vitória é o primeiro grande revés para a disseminação do uso comercial do reconhecimento facial nos Estados Unidos” e que seu caráter significativo não poderia ser superestimado.

O motivo para tamanha oposição à tecnologia passa por algumas possibilidades negativas e de grande impacto nas dinâmicas destes eventos, como usar a identificação para apreender pagantes com problemas de imigração, possibilitar a órgãos federais uma farta base de dados de rostos e a confusão ainda bem provável destas máquinas entre cidadãos não brancos.

O movimento não é isolado em suas preocupações, vale acrescentar. Apesar de três cidades já terem banido a tecnologia nos EUA e o Congresso do país estar avaliando uma lei federal contra programas do tipo, os softwares de reconhecimento facial já estão sendo utilizados no Japão para vender anúncios em táxis e até mesmo auxiliar na segurança nas Olimpíadas do ano que vem, além de já haver uso em redes de fast food e no policiamento da China. A luta entre ativistas e as grandes companhias responsáveis pela tecnologia continua firme e forte, enquanto isso, com a Amazon e o Facebook se mostrando um pouco mais resistentes em ceder aos pedidos externos.

A lista completa de festivais que concordaram com a proibição pode ser lida no site oficial da campanha Ban Facial Recognition.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro