Google quer ensinar inteligência artificial a identificar cheiro das moléculas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Google quer ensinar inteligência artificial a identificar cheiro das moléculas

Companhia desenvolve projeto para ajudar no desenvolvimento de odores digitais e auxiliar pessoas com problemas no olfato

por Pedro Strazza

Já faz tempo que a humanidade conseguiu fazer softwares de inteligência artificial aprenderem sentidos como visão e audição, mas o olfato ainda está para ser obtido pelas máquinas. Não que não exista gente querendo fazer isso acontecer, porém, a exemplo do Google que agora tem uma divisão de tecnologia dedicada à missão de ensinar IAs a compreender a imensa variedade de cheiros neste mundo.

De acordo com o The Next Web, a ideia dos pesquisadores envolvidos na empresa com o projeto é de criar soluções para odores criados digitalmente, além de encontrar soluções que permitam a indivíduos com problemas médicos no olfato ter acesso a toda a sorte de cheiros. Para isso, porém, há um obstáculo significativo: as múltiplas identificações atribuídas a determinados elementos, incluindo por exemplo aromas artificiais como o Vanillin cujo uso para fabricar o gosto de baunilha não impede o público de identificar sua essência como doce e similar ao chocolate, por exemplo.

Assim, o grupo de pesquisa do Google vai primeiro trabalhar numa inteligência artificial que seja capaz de diferenciar moléculas a partir de seus odores, a partir de uma rede neural cujo método de aprendizado é traduzido primariamente em gráficos. A companhia também buscou ajuda de especialistas em perfumaria para definir as marcações das essências a serem testadas e identificadas pelo sistema.

Ainda de acordo com os pesquisadores do Google, a rede neural da companhia é um pouco mais moderno que outros contemporâneos porque o sistema pode prever e entender cheiros até então não classificados no sistema, o que deve facilitar a navegar por mares tão vastos.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro