Disney vai utilizar inteligência artificial para mapear diversidade de gênero em suas produções

A Disney fechou contrato com o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia para utilizar, de agora em diante, um software que analisa os roteiros das futuras produções do estúdio. O objetivo é mapear como os gêneros são abordados nas obras e buscar uma participação igual para todos os gêneros.

Nomeada GD-IQ: Spellcheck for Bias, a ferramenta foi criada em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia e a Escola Viberti de Engenharia. O software analisa a totalidade do roteiro para identificar as participações de personagens homens e mulheres e, então, mapear como eles são utilizados na narrativa e, caso haja problemas na forma como a obra retrata os gêneros, apontá-los para que sejam corrigidos.

O recurso também pode ser utilizado para analisar personagens LGBTQ+, negros e de outros grupos minoritários. A Disney deve utilizar a ferramenta não só para seus principais lançamentos do estúdio, incluindo Pixar e Marvel Studios, mas também para as obras encomendadas diretamente para seu vindouro serviço de streaming, o Disney+.

Pelo fato de se tratar de uma ferramenta que analisa o roteiro, não haverá nenhuma alteração em obras prontas. Todos os textos serão estudados e alterados antes das filmagens, obviamente. A Disney já vinha demonstrando engajamento nos temas sociais há um bom tempo, algo que podemos ver ao notar como os últimos filmes da Pixar e da Marvel trazem mais personagens femininas protagonistas ou, mesmo que coadjuvantes, fugindo da fórmula de personagem feminina de apoio básica.

O uso do software, porém, deve diminuir a chance de as próximas produções da empresa apresentarem problemas no retrato de mulheres, negros, pessoas LGBTQ+ e demais minorias, já que haverá não só uma visão consciente ao escrever o roteiro, mas também a ajuda tecnológica para analisar o resultado do script.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Cultura

Sequência de “Um Pequeno Favor” vai abrir o SXSW 2025 com Anna Kendrick e Blake Lively

O SXSW anunciou hoje que "Another Simple Favor", sequência do hit de 2018, será o filme de abertura de sua…

5 horas Atrás
  • Criatividade

OpenAI redesenha sua marca e aposta em “imperfeição humana”

A OpenAI decidiu dar uma cara nova à sua marca global, apresentando hoje um redesign completo que inclui uma nova…

16 horas Atrás
  • Criatividade

Meta aposta em dupla de “Chris” para promover óculos inteligente no Super Bowl 2025

A Meta decidiu voltar ao Super Bowl com uma campanha que tenta provar que tecnologia e presença física podem andar…

22 horas Atrás
  • Criatividade

Com tema “família americana”, Lay’s abandona planos canadenses para o Super Bowl 2025

A Lay's decidiu mudar completamente seus planos para o Super Bowl 2025. A menos de um mês do evento, a…

23 horas Atrás
  • Criatividade

Super Bowl 2025: Matthew McConaughey revela que futebol americano foi inventado para vender comida em comercial do Uber Eats

O Uber Eats decidiu explorar uma teoria da conspiração peculiar em seu comercial do Super Bowl: segundo Matthew McConaughey, o…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Dove usa Super Bowl para combater pressão estética que afasta meninas do esporte

A Dove decidiu usar seus 30 segundos no Super Bowl para uma mensagem poderosa: "Aos três anos, essas pernas são…

1 dia Atrás