Adidas | All Blacks: Of This Earth
Dentre todos os casos de patrocínio esportivo, ouso dizer que a relação da Adidas com o lendário All Blacks da Nova Zelândia, provavelmente a maior potência mundial quando se trata de rugby, é um exemplo ideal de como as marcas podem ser mais que meras estampas no uniforme do time.
A Adidas, mais que uma patrocinadora, é uma espécie de catalisadora da mística que envolve a equipe. Aproveitou uma legião de torcedores apaixonados, fiéis seguidores, e tornou-se parte integrante e intrínseca desse amor sem limites. E quer melhor oportunidade de atingir as pessoas quando elas já estão com o coração aberto?
Um caso recente do que a Adidas faz para estabelecer essa relação, foi a idéia vencedora do Grand Prix de Promo em Cannes este ano. No case “Bonded by Blood”, os jogadores deram literalmente seu sangue para uma série limitada de posteres. A justificativa do júri: “procuramos uma idéia verdadeiramente capaz de conectar a marca com o consumidor”.
A tradição e força do All Blacks na modalidade é tão grande, que o time representa o seu país nas competições internacionais. Ou seja, ele é a seleção de rugby da Nova Zelândia. É por isso que mais do que o amor por um clube, o All Blacks evoca um sentimento de patriotismo a cada vez que entra em campo.
Quer um exemplo? Antes de cada partida, os jogadores do All Blacks realizam a haka, uma tradicional dança de guerra dos Māori’s, uma tribo indígena da Nova Zelândia. Uma estratégia de intimidação, enquanto o adversário assiste passivamente. Veja aqui uma dessas performances. A Adidas, inclusive, já fez um comercial baseado no ritual.
Pausa: Falando em dança, Adidas, Philips e a gravadora Loop se uniram para lançar um CD que pretende ser a trilha sonora oficial dos Blacks. Trata-se do projeto “All Blacks: The Music”
Voltando: Para unir ambos os sentimentos na Copa do Mundo de Rugby 2007 que acontece na França a partir do dia 7 de setembro, a Adidas criou uma campanha que mostra mais uma vez como ir além do simples patrocínio. Fez com que cada um dos 1071 membros que hoje representam o All Blacks, a coletarem amostras de terra de cada campo em que o time joga na Nova Zelândia. (Ao contrário da maioria dos times, o All Blacks não tem um estádio oficial, e sim diversos campos espalhados pelo país).
Essa terra foi colocada em cápsulas e levada até a França pelos jogadores, para que se sentissem em casa e o espírito de seus ancestrais durante os treinamentos. Essa ação virou um filme para TV, em campanha que começou a ser veiculada na Nova Zelândia, França e Japão no último fim de semana.
Abaixo você pode assistir dois vídeos. O primeiro é o filme da campanha “Of This Earth”. O segundo um comercial dentro da estética da campanha “Impossible is Nothing” da Adidas, que fala da origem da dança haka.
Mas além desses, recomendo fortemente que você confira também, no site da campanha, o vídeo que mostra toda a concepção da ação de coleta dos pedaços dos gramados. É só acessar a página e ir em “Journey To France”.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.