Pfizer | Alzheimer’s Day
Criado pela Alzheimer’s Disease International (ADI), em 1994, o dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial de Alzheimer. A data é dedicada à campanhas de esclarecimento e conscientização quanto a essa doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível que, segundo estimativas, atinge hoje 24 milhões de pessoas no mundo (no Brasil o número fica entre 850 mil e 1 milhão).
Em 21 de Setembro do ano passado, e apenas nesse dia, a Pfizer veiculou uma campanha incomum na TV e mídia impressa. Isso porque mais do que uma simples comunicação, ambas as peças funcionaram como um diagnóstico da doença de Alzheimer, convidando quem se identificasse com o comercial a procurar um médico (com a Pfizer esperando que o médico receitasse Aricept, obviamente).
A campanha explora um dos principais sintomas causados pela doença, que provoca atrofia do cérebro: as alterações de memória. Para isso, um filme em que um médico explica o mal de Alzheimer dizendo que é importante reconhecer os sintomas o quanto antes, foi exibido duas vezes na seqüência.
Na segunda vez, a seguinte mensagem é exibida: “If you are seeing this commercial for the first time. You may be suffering from Alzheimer’s disease.” (Se você está vendo este comercial pela primeira vez, talvez esteja sofrendo da doença de Alzheimer).
A peça impressa também usou do mesmo artifício, veiculada duas vezes no mesmo jornal, mas separada por algumas páginas.
Acredito eu que a proposta da campanha não só atinge quem sofre do problema, mas impacta principalmente quem não tem a doença, ao se deparar o que seria na prática um dos piores sintomas de quem tem Alzheimer. E se o dia 21 de setembro é voltado para conscientização e esclarecimento, a mensagem funciona de forma ideal.
Criada pela TBWA de Helsinki, Finlândia, é um exemplo criativo e efetivo de campanha para medicamentos, ainda mais com as exigentes restrições que a publicidade médica convive.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.