"Big Brother" faz 20 anos como formato que moldou reality shows da TV • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

“Big Brother” faz 20 anos como formato que moldou reality shows da TV

Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado na TV holandesa no dia 16 de setembro de 1999

por Soraia Alves

“Big Brother”, o programa considerado como pontapé inicial dos formatos de reality shows que invadiram a TV completa 20 anos hoje. Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado no dia 16 de setembro de 1999, na TV holandesa através do canal Veronica da RTL com 9 participantes confinados em uma casa construída especialmente para o programa e equipada com 24 câmeras.

De lá pra cá, os números que mostram a ascensão do “Big Brother” pelo mundo são bem expressivos: cerca de 471 programas e 28.391 episódios foram encomendados posteriormente em 60 mercados diferentes, com 7.153 participantes somando 35.143 dias nas casas.

Mesmo com o passar dos anos, o formato continua forte: só em 2019 foram ao ar (ou ainda estão) 22 produções em 18 mercados.

Em entrevista ao Deadline, Peter Salmon, executivo criador do programa diz que a ideia do formato era criar uma espécie de experiência: “Foi o experimento humano que imaginávamos que poderíamos fazer e, como todo mundo, ficamos paralisados. O fato de você poder vê-lo se desenrolar diante de seus olhos era e é um princípio permanente. Eu me lembro bem disso. Tudo mudou nesse ponto”, explica o ciador em relação à longevidade do formato.

Antes do “Big Brother”, a MTV teve um reality show semelhante, o “The Real World”, mas foi o BB que tornou o formato um hit global. Outro ponto interessante é que o “Big Brother” acompanhou mudanças tecnológicas, especialmente a transição da TV para um novo modelo de interatividade conectado à internet e às redes sociais.

A longevidade do BB também se dá a um certo grau de flexibilidade no formato, que permitiu que ele fosse ampliado ou diminuído e reproduzido de maneiras diferentes. Nos Estados Unidos – assim como no Brasil – o programa é praticamente uma “competição de verão”, mas em outros países, como na Finlândia, por exemplo, a próxima versão finlandesa será baseada em temas ecológicos e sustentabilidade.

Com a possibilidade de reformulação e adição de novas abordagens ao programa, podemos esperar muitos outros anos de “Big Brother” nas TVs mundiais.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro