Facebook atualiza seu polêmico recurso de reconhecimento facial
Atualização deixa mais fácil para o usuário desligar a ferramenta, além de não permitir que novos usuários automaticamente usem a ferramenta
O Facebook atualizou o seu controverso recurso de reconhecimento facial, deixando mais fácil para o usuário desligá-lo. A atualização também não permite que novos usuários automaticamente usem a ferramenta.
O recurso de reconhecimento facial é usada há algum tempo na plataforma para identificar rostos nas fotos enviadas, permitindo a empresa sugira automaticamente tags com base na sua lista de amigos. Em 2017, o Facebook começou a substituir essas “sugestões de tags” por uma configuração mais ampla, a fim inclusive de alertar os usuários em caso de suas fotos serem sendo usadas por outra pessoa na plataforma.
Mas a configuração de reconhecimento facial não estava disponível para todos os usuários do Facebook, e a Federal Trade Commission, agência independente do governo dos Estados Unidos em defesa do consumidor, chamou as sugestões de tags de “enganosas”, uma vez que estavam ativadas por padrão.
Outros defensores da privacidade criticaram o recurso porque o nome “sugestões de tags” não deixou claro que o Facebook estava armazenando dados biométricos sobre seus usuários.
Agora, qualquer pessoa que ainda não tenha uma configuração de “reconhecimento facial” receberá a atualização, bem como uma notificação explicando o recurso e a capacidade de desativá-lo. A ferramenta não incluirá automaticamente mais novos usuários no recurso, embora qualquer pessoa que já o tenha ativado continue assim, a menos que atualize suas configurações.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.