Indonésia vai construir nova capital porque a atual está afundando no mar • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Indonésia vai construir nova capital porque a atual está afundando no mar

Mudança deve levar 10 anos e se deve ao rápido superpovoamento e desenvolvimento da região de Jacarta, a capital do momento

por Matheus Fiore

Uma área florestal localizada no leste de Bornéu se tornará a nova capital da Indonésia. A atual, Jacarta, será abandonada em breve, e o motivo é um tanto quanto inusitado: a cidade está afundando no mar.

O problema não é de hoje mas se agravou nos últimos anos, conforme Jacarta se tornou um importante pólo econômico e expandiu significativamente os avanços de construções na região.

A decisão foi anunciada pelo próprio presidente da Indonesia, Joko Widodo. “Como uma grande nação que já é independente há 74 anos, a Indonésia nunca escolheu sua própria capital”, afirmou o presidente em um discurso transmitido na televisão; “O fardo que Jacarta carrega nesse momento é muito grande, pois a cidade é o centro do governo, bem como o principal polo de negócios, finanças, comércio e serviços”.

De acordo com a CNN Indonesia, o projeto de mudança da capital custará 486 trilhões de rúpias (algo em torno de 150 bilhões de reais) e sua operação deve acontecer em um período de dez anos. Jacarta hoje abriga 10 milhões de moradores com uma estimativa de 30 milhões de pessoas em toda a região metropolitana, o que faz do lugar um dos pólos urbanos mais superpovoados do mundo.

A situação na Indonésia reascende a importante discussão sobre desenvolvimento sustentável em grandes metrópoles do mundo. Jacarta, vale lembrar, não é a única com problemas devido ao desenvolvimento e crescimento populacional focado em um só lugar: grandes centros como Houston (Texas), Nova Orleans (Louisiana) e Washington passam pelo mesmo problema nos Estados Unidos, além de Pequim (China) e Lagos (Nigéria).

Outra questão importante trazida pela situação é o impacto ambiental de ter uma cidade tomada pelo oceano. Ainda não há, porém, pesquisas que apontem como o contato de tantos produtos, compostos e materiais diferentes pode danificar a vida marinha na região.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro