Tóquio 2020: assim como a Tocha Olímpica, medalhas são feitas de metal reciclado
Medalhas foram fabricadas usando 100% dos metais coletados de dispositivos eletrônicos do Japão
Em março, a organização das Olimpíadas Tóquio 2020 apresentou ao mundo a belíssima Tocha Olímpica desta edição, com design inspirado nas flores de cerejeira e criado a partir de desenhos feitos por crianças na área atingida pelo desastre de Fukushima. A tocha é feita com resíduos de alumínio recuperados de habitações temporárias construídas para as vítimas do tsunami de 2011.
Agora, a organização apresenta as medalhas olímpicas, que também foram feitas a partir de metais reciclados. O projeto foi criado por Junichi Kawanishi, e eleito entre mais de 400 ideias inscritas na competição especial para definir o desenho das medalhas.
Nos últimos dois anos, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos recolheu antigos aparelhos eletrônicos do Japão para criar a medalha, que é 100% sustentável e reflete as aspirações ambientais do evento global.
O desenho das peças de ouro, prata e bronze foi concebido para parecer como “pedras brutas que foram polidas”, e refletem a glória e a noção de que “os atletas precisam lutar pela vitória diariamente”.
A frente da medalha traz Nice, a deusa grega da vitória, na frente do estádio Panathinaikos, em Atenas, enquanto no reverso, a medalha é gravada com “Tokyo 2020” e, claro, os cinco anéis olímpicos, símbolos do evento.
As 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze foram todas fabricadas usando 100% dos metais coletados de dispositivos eletrônicos usados.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.