Toyota revela frota de veículos elétricos e autônomos para Olimpíada de Tóquio
Modelo carrega até cinco pessoas e pode percorrer até 100 quilômetros a partir de uma única carga
Os Jogos Olímpicos de 2020 estão chegando e já estão sendo anunciadas as primeiras novidades tecnológicas que darão as caras por lá.
Uma das marcas que havia prometido algumas novidades para o grande evento esportivo quando foi definida a sede em Tóquio, a Toyota anunciou hoje (18) o primeiro modelo que inaugurará durante a Olimpíada de 2020. É uma frota de carros elétricos e autônomos que carregam até cinco passageiros, andam a 20 km/h e com uma única carga de eletricidade conseguem fazer trajetos de até 100 quilômetros. Nomeado APM (Acessible People Mover), serão produzidos 200 carros do modelo, que serão utilizados para facilitar a logística de transporte entre as diferentes arenas do evento esportivo.
O APM, porém, não foi feito para transportes de massa. O veículo foi planejado pela Toyota para complementar trechos de viagens – como o transporte que conecta pessoas que estão no ponto final de uma estação de metrô até um lugar específico. É a princípio um carro planejado exatamente como alternativa para essas corridas curtas dos atletas até o local do evento, mas também para transportar pessoas como gestantes e idosos.
Mesmo que não haja nenhum planejamento para lançar o modelo fora dos Jogos Olímpicos, o anúncio do APM é mais uma das novidades tecnológicas a ser testada em Tóquio durante as Olimpíadas e que pode estar sinalizando tecnologias importantes no futuro. Vale lembrar, Tóquio também será o laboratório de testes de um veículo da mesma montadora que carrega sua bateria de forma autônoma e também de um novo sistema de reconhecimento facial.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.