O relançamento do Akoha • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

O relançamento do Akoha

por Carlos Merigo

O Akoha parecia bem promissor, quando eu me cadastrei no início de 2009 com cartas compradas pelo site. Mas hoje eles passaram por uma completa transformação, certamente devido a limitação de depender de material físico, envolvendo custos e afastando novos usuários.

Fundado pelos canadenses Austin Hill e Alex Eberts, o Akoha é uma rede social que utilizava cartas de missões, que valiam pontos de karma quando passadas pra frente. Funcionava como uma corrente do bem, em tarefas que variavam de convidar alguém para um café e dar um livro de presente a doar 1 hora do dia para realizar algum tipo de trabalho voluntário.

Akoha

Ao convidar alguém para um café, por exemplo, você dava a carta para a pessoa, que devia inserir o código único no site e confirmar que a tarefa tinha sido feita. Era possível ainda acompanhar o caminho da carta pelo mundo, e saber por quais usuários ela passou.

Era um processo divertido e simpático, mas complicado. Por isso as cartas do Akoha acabavam, invariavelmente, parando nas mãos de alguém menos engajado. Sem contar, como eu falei no início, que o kit de cartas deveria ser comprado, limitando ainda mais o alcance da brincadeira.

Akoha

Mas na onda da popularidade de aplicativos de geolocalização social, como Foursquare e Gowalla, o Akoha mudou e se transformou em uma ferramenta quase que exclusivamente online. Ainda existe o conceito de missões, mas agora elas não dependem de cartas, nem de códigos, e podem ser feitas sem a colaboração de outra pessoa.

No lugar dos pontos de “karma”, entraram os prêmios virtuais, assim como as badges do Foursquare. O tipo e quantidade de participação no site é que define os selos que serão exibidos no seu perfil. As missões aumentaram em quantidade, com tarefas em variados níveis de dificuldade. E claro, o passo mais óbvio nessa mudança, o lançamento de um aplicativo para iPhone

.

Akoha

O Akoha começou querendo despertar um sentimento de colaboração e ajuda ao próximo. Havia até o objetivo de construir escolas em países pobres, a cada vez que os usuários acumulassem uma certa quantidade de pontos de karma. Mas a busca pela popularidade e, consequentemente, acordos comerciais que possibilitem sua existência, transformou o site em uma brincadeira ainda divertida, mas com menos bom-mocismo.

Resta acompanhar agora se o Akoha vai conseguir finalmente ganhar peso na internet, ou vai acabar sendo engolido por concorrentes que, ainda com outro foco, podem facilmente incorporar funções similares no futuro.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro