Hot Ketchup
Algumas pessoas vão chamar de virtuosismo, vão dizer que um cliente nunca aprovaria algo assim. Pode até ser, mas estamos aqui para cultuar a criatividade independente de burocracias.
Nestes dois anúncios criados pela Leo Burnett de Lisboa para o Heinz Hot Ketchup, a versão apimentada do clássico ketchup Heinz, nem sequer é usada uma assinatura e o produto aparece bem distorcido como parte do cenário.
Mesmo assim, não deixa de ser genial. Claro, não é uma peça que você bate o olho e entende logo de cara, mas a situação da imagem é tão inusitada que fisga quem folheia a revista.
Marcello Serpa sabiamente disse certa vez, que um anúncio não precisa ser completamente claro, ele pode muito bem e deve sim desafiar o leitor.
Quem está lendo uma revista e se depara com uma imagem estranha, com certeza vai parar e observar com mais atenção para descobrir do que se trata. E quando descobre, lá vem aquela risadinha no canto da boca. Essas peças da Heinz Hot Ketchup são exemplos perfeitos disso.
Tratar o consumidor como burro leva a falta de criatividade e campanhas publicitárias absolutamente medíocres.
Intituladas respectivamente de “Vaso” e “Aquário”, as peças foram premiadas com Leão de Bronze no Festival de Cannes 2004.
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