Mamilos 204 - Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros • B9
Logo - Mamilos

Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros

Mamilos ##204

Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Spotify
Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Google Podcasts
Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Apple Podcasts
Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Pocket Casts
Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Pocket Casts
Ouvir Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros no Pocket Casts
Capa - Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros

Jornalismo de peito aberto

Conversar com quem tem opiniões muito opostas às nossas nunca foi fácil. Todo mundo sempre falou sobre parentes chatos, amigos irredutíveis, colegas de trabalho inconvenientes… Mas parece que as coisas estão mais acirradas ultimamente. Os almoços com a família andam com o clima mais pesado. Reencontrar amigos antigos pode ser mais desconfortável do que nunca e dá até medo de tocar em certos assuntos… e se juntarmos tudo isso com os períodos eleitorais, então, danou-se. Qualquer papo vira briga.

Realizada em parceria do Instituto Avon com o site Papo de Homem, a pesquisa “Derrubando Muros & Construindo Pontes” traduziu em dados toda essa dificuldade que temos em conversar. O projeto foi criado para entender quais são os maiores entraves – e as maiores esperanças – que se apresentam quando debatemos ideias.

Após muitas análises, o resultado separou as pessoas em três perfis distintos: os Construtores de Pontes, os Em Trânsito e os Entre Muros. O primeiro perfil é daqueles que estão mais abertos ao diálogo; o segundo descreve quem está com vontade de entender mais sobre o outro e está se esforçando para conversar mais; por fim, os que se encaixam no terceiro perfil são os que não sentem que têm paciência para falar com ninguém que pense muito diferente.

A conclusão parece simples: precisamos, cada vez mais, estimular pessoas a serem Construtoras de Pontes, certo? Mas como ajudar pessoas a se abrirem? Como conduzir um diálogo sem deixar que a raiva, a frustração e a falta de paciência domine tudo e possamos, enfim, conversar nos conectando com as nossas necessidades e as dos outros?

Para discutir esta questão, contamos esta semana com a presença de Dominic Barter, pesquisador social e consultor internacional em comunicação não-violenta em práticas restaurativas; e Mafoane Odara, coordenadora do Instituto Avon.

Vem com a gente e com nossos especialistas convidados entender um pouco mais sobre a teoria e a prática da Comunicação Não-Violenta e mediação de conflitos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO PATROCINA O 22° FESTIVAL DO JAPÃO

O Bradesco é patrocinador do Festival do Japão, que está em seu 22º aniversário e acontece dos dias 5 a 7 de julho. E olha que demais: a internet em 2019 completa 50 anos e o Festival do Japão celebra as ferramentas que possibilitam a troca de informações e cultura entre os povos.

Não se esqueça de usar a internet e ver todos os Stories no Instagram do Bradesco! A cobertura vai focar na culinária, mas também mostraremos dança e músicas típicas. O tema desse ano é “cultura sem fronteiras; a internet como ferramenta de acesso e compartilhamento de cultura e informações”.

Acompanhe a cobertura e celebre todas as culturas com o Bradesco!

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.

========

FAROL ACESO

Mafoane: Livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, pesquisa “O Conservadorismo e as Questões Sociais” e campanha “Você Não Está Sozinha”;

Ju: Música e clipe “Amarelo”, filme “Dhanak” e livro “Kindred”.