Google cumpre promessa e passa a permitir que usuário apague seu histórico de localização
Empresa ainda publicou guia simples para ensinar aos usuários como acessar e mexer na ferramenta
Deletar seu histórico de localizações era uma tarefa um tanto quanto ingrata até pouco tempo atrás. O Google utilizava um sistema que dificultava para o usuário ativar a funcionalidade e encontrar a seção que permitisse limpar os registros. Agora, cumprindo uma promessa antiga, a empresa disponibilizou novas ferramentas para Android e iOS que facilitam para o usuário limpar as informações.
Agora, é possível até mesmo programar para que o Google delete automaticamente seus registros pessoais. A regulagem pode ser feita para que o histórico desapareça após 3 ou 18 meses, ainda que de acordo com oEngadget o sistema não delete totalmente as informações coletadas.
A novidade foi compartilhada pelo próprio Google em seu Twitter. Junto do anúncio, o Google também compartilhou um gif que orienta passo a passo para o usuário deletar o próprio histórico.
Nos últimos anos, a possibilidade de proteger a própria privacidade ao deletar históricos de buscas, localizações e coisas do tipo tem se tornado uma demanda forte na internet. Um dos principais motivos é o fato de algumas empresas utilizarem os dados coletados para projetar propagandas personalizadas para os usuários, algo que é um tanto quanto invasivo.
No último ano, surgiram até mesmo aplicativos como o Jumbo, dedicados especificamente a deletar históricos de tweets, buscas e afins. Posteriormente, o próprio Google passou a demonstrar maior preocupação com a situação. Em outubro de 2018, por exemplo, a empresa facilitou o processo de deletar o histórico de buscas em sua plataforma.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.