Cannes Lions 2019: GP de Creative eCommerce vai para cartão que limita compra de acordo com pegada de carbono
Intenção do cartão do case é ajudar os consumidores a gastarem menos níveis de CO2 através de seu consumo de produtos
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes continua destacando iniciativas que promovem uma maior conscientização do público a respeito de temas diversos. É o caso da peça vencedora do Grand Prix na categoria Creative eCommerce, que basicamente é um cartão de crédito que limita as compras do clientes de acordo com as pegadas de carbono já utilizadas pelo mesmo.
O case “Do Black: The Carbon Limit Credit Card” foi criado pela agência RBK Communication, de Estocolmo, para a fintech sueca Doconomy. A intenção da ação é ajudar os consumidores a gastarem menos níveis de dióxido de carbono através de seu consumo de produtos.
Usando um app, o cartão rastreia a pegada de carbono dos usuários em cada compra. Se o cliente exceder o limite (calculado de acordo com a quantia necessária para cada pessoa reduzir suas emissões de carbono em 50% até 2030), a compra é bloqueada e a transação não ocorre.
Em tempo: a pegada de carbono é um índice que mede o impacto das atividades humanas no meio ambiente, utilizando a emissão do dióxido de carbono (CO2) como base.
O cartão ainda é um projeto piloto, mas mesmo assim levou o GP.
Já o Brasil levou o seu primeiro Leão na categoria (bronze) com a peça “Air Max Graffiti Stores”, da Nike e criada pela agência AKQA. A mesma campanha já conquistou o Grand Prix de Media, e a AKQA também levou o GP de Enternaiment for Music.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.