Novo protótipo da Adobe usa inteligência artificial para identificar rostos modificados pelo Photoshop • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Novo protótipo da Adobe usa inteligência artificial para identificar rostos modificados pelo Photoshop

Programa por enquanto ainda é apenas um protótipo e não deve ser comercializado, mas já mostra taxas de acerto superiores a 99%

por Pedro Strazza

A dinâmica até embolorou de tão velha: você está navegando pela internet, se depara com uma foto espetacular e estrelada por um ser humano que parece próximo de uma estátua grega de perfeição corporal e facial e a primeira coisa que pensa é “certeza que tem Photoshop envolvido”. Dona do software que virou sinônimo de montagem e ajustes visuais, a Adobe pelo vistou está preocupada com este uso desmedido do programa, especialmente numa era onde a desinformação se aproveita dele para promover caos e manipulação na sociedade, e por isso está desenvolvendo pesquisas que pelo menos ajudem o público a identificar mais rápido o que é fake.

A empresa divulgou hoje em seu blog oficial um novo estudo que vem conduzindo com a Universidade de Berkeley para a criação de uma inteligência artificial que automaticamente esclarece se um rosto foi manipulado no Photoshop. Realizada por Richard Zhang, Oliver Wang, Sheng-Yu Wang, Andrew Owens e Alexei A. Efros, a ferramenta ainda está na fase inicial de desenvolvimento, por enquanto sendo apenas um protótipo concebido em cima da opção Face Aware Liquify do software, mas de acordo com a Adobe buscará não só distinguir imagens adulteradas das verdadeiras como desfazer o processo e restaurar o rosto ao seu visual original.

Ainda que em estágios iniciais, porém, a IA já está obtendo resultados extraordinários. Em um teste para avaliar se os próprios rostos haviam sido manipulados, as pessoas que participaram como cobaias conseguiram acertar 53% dos casos em tiveram as faces alteradas ou não pela ferramenta do Photoshop, enquanto o software manteve uma taxa de acerto de mais de 99%.

Esta não é a primeira vez que a Adobe financia pesquisas que combatam a manipulação de imagem à partir de seus programas. No ano passado, a companhia já tinha divulgado uma outra ferramenta de IA que detectava a edição externa em cima de mídias à partir de divisões, clonagem ou remoção de objetos. A Adobe, porém, declarou que por enquanto não tem intenções comerciais com estas pesquisas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro