O que esperar do Singularity Summit tropical • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

O que esperar do Singularity Summit tropical

Edição brasileira do evento promovido pela Singularity University promete elevar país à sua potência em palestras e debates sobre o futuro da educação e da tecnologia

por Luciana Bazanella

O hype da Singularity University você já conhece: encravada no Research Park da NASA no Vale do Silício e fundada por Ray Kurzweil e Peter Diamandis, a entidade carrega no seu DNA a visão da abundância e do poder redentor das novas tecnologias para resolver os grandes problemas da humanidade.

O que talvez você não saiba é que desde o ano passado a Singularity promove, em parceria com a HSM, o SingularityU Brazil Summit como parte do seu calendário de eventos. Se globalmente o objetivo é “Create the Future With a Global Community of Trailblazers”, para o evento no Brasil esta mensagem foi devidamente tropicalizada para “Brasil elevado à sua potência”, buscando mobilizar lideranças empresariais com o senso de urgência de que “a hora de transformar o Brasil em um País mais abundante é agora.” A edição de 2018 conseguiu atrair o C-level das principais empresas do Brasil de forma mais do que contundente, então esperamos o maior nível de networking por metro quadrado nesta segunda edição.

O que esperar desta edição

A curadoria bem amarrada desta edição propõe dois grandes eixos para a discussão. O primeiro dia tem como tema “Solucionando os principais desafios do Brasil”e o segundo “Exponencializando as principais forças do Brasil”. A experiência promete ser ainda mais impactante em um “evento totalmente reinventado, em formato 360° com 4 Arenas Temáticas de muito conteúdo, positivismo e abundância”, nas palavras da própria organização. Os temas são Educação, Saúde, Segurança Pública , Energia, Comida, Finanças, Meio Ambiente e Infra-estrutura, sempre neste tom otimista da abundância. Se você não pode estar por lá, dá uma olhada no blog da SU, que faz o framing de cada um dos temas e tem diversos artigos publicados.

Enquanto no Brasil o tema da educação virou cavalo de batalha política, a curadoria do evento finca os dois pés na importância desta discussão, o que seria no mínimo esperado considerando que a Singularity University é uma comunidade global de aprendizado e inovação.

O evento abre com Jeffrey Rodgers, uma figura emblemática da Singularity: responsável pelo desenvolvimento de facilitadores e professores da universidade, é designer de programas e experiências interativas e lúdicas de aprendizagem. Uma nova educação – ou deveríamos dizer uma nova aprendizagem?- passa por ouvir mais de figuras como ele. Se vamos ter que passar os próximos anos nos adaptando a disrupções contínuas, acelerar o ritmo para transformar experiências de aprendizado em algo prazeroso é fundamental, concordam?

Logo em seguida temos Taddy Blecher com o tema “Moonshots in Education”. CEO do Instituto Maharishi, é pioneiro do movimento em prol do ensino universitário gratuito na África do Sul, tendo cofundado com Richard Branson a Branson School of Entrepreneurship (BSE). Ou seja, nem chegamos no coffee break do primeiro dia e já estaremos com a cabeça fervilhando com o tema.

Não podemos deixar de destacar o apresentador/ pensador/comunicador/agitador Jason Silva, que por si só já é um motivo para comparecer ao evento. Ele se descreve como um “wonder junkie” e com seu estilo eletrizante e mashup de referências – das mais pop às mais eruditas- , consegue fazer a gente se questionar sobre questões ultra profundas em pílulas midiáticas de 3 minutos.

Em termos de “temas inescapáveis”, a inteligência artificial está no topo da nossa lista. Nathana O’Brien Sharma traz a palestra “Esperanças, exageros e realidades: a inteligência artificial na indústria hoje”. Quando você lê este título, você espera uma visão ponderada que não seja nem o tom apocalíptico “os robôs vão acabar com o mundo” nem o negacionismo “isso ainda está muito distante de nós”? Nós também! Está na hora de amadurecer a discussão sobre IA e se não for a Singularity a fazer isso, quem será?

Orgulho de ser brasileiro

O conteúdo das arenas é visivelmente marcado por trazer brasileiros que estão fazendo a diferença nos temas de interesse. Escolhemos como amostra as bios desses destes dois palestrantes, que consideramos ter um nível considerável de “wow”:

Luciana Yumi Watari é CEO da Ergostech , empresa brasileira que desenvolveu a tecnologia inovadora para a produção de hidrogênio renovável pela transformação de resíduos em produtos de alto valor agregado.

Espera aí, WAT? Faz-se ciência no Brasil, sim, senhor. E no capítulo “crianças que dominam a p* toda”, dorme com essa:

João Paulo Barreira é o mais jovem escritor bilíngue do mundo, com três livros publicados, o primeiro deles lançado aos 6 anos de idade. Ele é o mais jovem da história a vencer um concurso mundial da NASA (o NASA Ames Space Settlement Contest 2017), concorrendo com mais de 6 mil estudantes de até 18 anos. Foi nomeado embaixador do NASA Science Days para educação no Brasil, programa em parceria com o Kennedy Space Center e a Câmara de Comércio Brasil-Flórida que ensina o método STEM para jovens brasileiros.

Detalhe: o menino tem 8 anos hoje.

Estaremos por lá para conferir a experiência, o hype e a promessa de pensar no Brasil elevado à sua potência. Ficou curioso? Olha aqui a programação completa e prepare-se para falar sobre abundância na sua próxima reunião com seu cliente.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro