Mercado em Vancouver distribui sacos plásticos que envergonham seus clientes
Ideia do East West Market é alertar sobre preservação ambiental e incentivar uso de sacolas reutilizáveis
As sacolas plásticas são um enorme problema para o meio ambiente. Pesquisas indicam, por exemplo, que um milhão de sacos plásticos são consumidos a cada minuto. Mesmo que tenha sido planejado como um facilitador da nossa vida, o objeto causa grande degradação por não serem comumente reutilizados e por não serem biodegradáveis.
Na atual década, portanto, pessoas e órgãos começaram a conscientizar a sociedade da importância de buscar alternativas para objetos que facilitem carregar múltiplos itens. Surgiram, por exemplo, as sacolas reutilizáveis personalizadas, item hoje bem visto em boa parte do mundo, mas que ainda não é utilizado em grande escala.
Em Vancouver, um mercado de bairro decidiu fazer algo para incentivar o uso de sacolas. O East West Market está distribuindo apenas sacolas plásticas com frases embaraçosas para seus clientes. “Muitas pessoas possuem sacos reutilizáveis mas se esquecem de trazê-los”, afirmou David Lee Kwen, dono do estabelecimento, explicando que a ideia é incentivar os consumidores a ter o assunto em mente e lembrarem de utilizar seus sacos reutilizáveis.
As sacolas trazem frases que sugerem que o consumidor estava em outros estabelecimentos. Uma delas traz uma marca falsa chamada “Into the weird Adult Video Emporium” (algo como “dentro do estranho Empório do Vídeo Adulto”, sugerindo que a pessoa que carrega esta sacola estava em algum tipo de locadora pornográfica). Confira imagens das sacolinhas abaixo:
Os itens são vendidos por cinco centavos cada e têm como objetivo abrir o diálogo sobre preservação ambiental por meio da questão das sacolas plásticas. Se funcionou ou não, só o mercado pode dizer, mas pelo menos estão tentando.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.