CES devolve prêmio de inovação em robótica a vibrador considerado “produto imoral” pelo evento
Episódio levantou uma discussão sobre sexismo, já que brinquedos sexuais voltados para homens sempre tiveram destaque na feira
A CES – Consumer Electronics Show, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo, está devolvendo ao vibrador Osé o Prêmio de Inovação CES na categoria robótica depois de retirar a premiação do mesmo por considerar o produto “imoral”.
Em janeiro, o vibrador criado pela empresa Lora DiCarlo, levou o prêmio como reconhecimento de sua tecnologia. Ele proporciona um orgasmo combinado com as mãos, através do uso de microrrobôs projetados para imitar os movimentos de um parceiro humano. No entanto, a CES não permitiu que a empresa mantivesse o título, além de informar que a empresa não teria permissão para expor na CES 2019.
A decisão levantou uma discussão sobre sexismo, já que brinquedos sexuais nunca foram barrados na feira, incluindo sessões pornográficas para homens na seção de realidade virtual.
Agora, a organização por trás da CES, a Consumer Technology Association, está devolvendo o prêmio à Lora DiCarlo. Em comunicado, o grupo afirma que “não lidou corretamente com esse prêmio”, e que a situação levou a algumas “conversas importantes sobre as políticas do programa em torno da tecnologia sexual”.
O resultado dessas “conversas importantes” ainda é desconhecido, uma vez que a CTA não informou que tipo de mudanças serão implementadas para tornar a conferência mais inclusiva no futuro. Segundo Jean Foster, essas mudanças serão “planejadas para esclarecer inconsistências nas políticas do CTA em torno da tecnologia sexual”, diz.
Especula-se que os gadgets sexuais sejam incluídos em uma seção de saúde e bem-estar na CES 2020. Hoje, não existe uma seção de saúde para os Prêmios de Inovação da CES.
A CEO da Lora DiCarlo, Lora Haddock, diz estar “agradecida” pela decisao ter sido reconsiderada, mas que o fato mostra que mudanças significativas são necessárias: “Estamos esperançosos de que nossa pequena empresa possa continuar contribuindo com um progresso significativo para tornar o CES inclusivo para todos”, disse em comunicado.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.