Marriott está criando sistema de aluguel de residências para rivalizar com Airbnb
Plataforma está sendo testada em Londres e deve funcionar a princípio só nos Estados Unidos, mas aponta expansão de negócios do conglomerado de hotéis de luxo
A rede Marriott é um dos maiores conglomerados da hotelaria no mundo, mas decidiu dar um passo para enfrentar a maior ameaça das redes de hotéis por todo o mundo: o Airbnb.
De acordo com o Business Insider, a rede Marriott deve revelar detalhes de sua plataforma no começo de maio. A iniciativa vem acompanhada de um programa teste de seis meses, que está sendo testado em Londres com a empresa de aluguel de imóveis Hotsmaker. Quando a empresa tiver o produto pronto, porém, a ideia é testar seu serviço – pelo menos inicialmente – apenas nos Estados Unidos.
O Marriott possui marcas enormes no mercado – como a St Regis, o Westin e o Le Meridien – e administra mais de 1,3 milhões de quartos ao redor do mundo. Esse gigantesco negócio, porém, vem sendo ameaçado pela ascensão de serviços como o Airbnb, que se tornaram uma solução mais barata e simplificada para viajantes e aventureiros que precisam de uma casa ou apartamento para se instalar em cidades ou países para onde viajam.
“Um dos motivos de não termos entrado antes nesse ramo é que ele não foi feito para nós”, disse Arne Sorenson, CEO da rede Marriott, explicando que a empresa preferiu observar como os consumidores reagiam ao Airbnb antes de tentar mergulhar de cabeça em um negócio que, apesar de oferecer um produto com similaridades ao dos hotéis, é baseado em outra perspectiva de mercado.
Ao terminar o período de testes na Europa, é esperado que o Marriott lance seu serviço ainda nesta década. Caso seja bem-sucedido, é de se esperar não só que ele chegue ao Brasil, mas também que outras redes gigantescas de hotel sigam o exemplo e invistam no mercado – o que lógico, coloca a expansão crescente do Airbnb em risco.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.