BlackBerry Messenger enfim tem data para sair do ar: 31 de maio • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

BlackBerry Messenger enfim tem data para sair do ar: 31 de maio

Aplicativo de conversas não conseguiu sobreviver às mudanças progressivas na forma de conversar pelo celular

por Matheus Fiore

Muito popular no começo desta década, o BlackBerry Messenger acabou caindo em desuso por diversos motivos. Um deles sem dúvida foi a ascensão meteórica do WhatsApp, que desde então se tornou o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo (e que atualmente pertence ao Facebook), mas também contribuiu bastante a queda da marca BlackBerry, que não conseguiu seguir a tendência dos smartphones com telas touchscreen e acabou se tornando um pequeno nicho de mercado.

Mesmo assim, o BlackBerry Messenger (ou BBM, como ficou conhecido) ainda estava no ar. Agora, porém, a empresa finalmente decidiu tirar do ar o seu chat oficial. A novidade foi publicada em um post no blog da Emtek, empresa que comanda o BBM desde 2016: “Nós estamos muito orgulhosos de tudo que construímos até a data de hoje. A indústria da tecnologia, porém, é muito fluida, e apesar de todos os nossos esforços, os usuários migraram para outras plataformas, enquanto não conseguimos atrair novos usuários” escreve a empresa no comunicado.

O aplicativo parece não ter tido forças para sobreviver às inúmeras mudanças nas formas de se comunicar na internet e acabou se tornando um “dinossauro”. Não só o WhatsApp, mas também seus concorrentes acabaram sepultando as chances do BBM ascender de novo e conquistar novos usuários. Há hoje inúmeros apps disputando o topo, como o Telegram, o Viber, o WeChat, e todos possuem mais adesão do usuário do que o conversador da BlackBerry.

Apesar do fim, usuários saudosos ainda poderão utilizar a versão do app que é gerida pela própria empresa, o BBMe, que está disponível na Play Store e na AppStore. Este, porém, possui uma taxa de inscrição de U$ 2,50 que deve ser renovada a cada seis meses.

O fim do BlackBerry Messenger é mais um dos inúmeros interessantes exemplos que temos de como algo popular pode se tornar obsoleto com facilidade na era da internet. Diferente do BBM, o WhatsApp sempre manteve um olhar atento para as tendências e, por isso, abraçou as mudanças na comunicação e implementou ferramentas semelhantes às de seus concorrentes. Mensagens de voz, grupos, compartilhamento de arquivos… todos recursos implementados ao longo do tempo e que garantiram que o app estivesse sempre atualizado, algo que parece ter faltado ao produto da BlackBerry.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro