Globo lança livro digital sobre evolução de sua marca

A Globo lançou seu “brand book”, o chamado Livro da Marca que mostra a trajetória da marca e busca e reforçar o relacionamento da mesmo com o público.

O guia digital apresenta o processo de evolução pelo qual a marca passou nos últimos anos, acompanhando as mudanças nos mercados de criação, produção e distribuição de conteúdo no Brasil e no mundo, e pode ser acessado por qualquer pessoa.

Todos os detalhes do projeto foram pensados para representar de forma lúdica os valores da marca. O principal deles – o movimento – está traduzido num formato dinâmico, com elementos que permitem a interferência e interação de quem o acessa. O uso da tecnologia de programação Processing trouxe como resultado um ambiente totalmente vivo, onde nada é estático.

O movimento é destaque também na peça que abre o livro, o filme institucional “O Conto da Marca”, que mostra uma tradução estética dos valores da Globo de forma completa ou em recortes que detalham cada um de seus ativos.

Atualmente, a Globo possui mais de 115 marcas diferentes, seja dos produtos de Entretenimento, Jornalismo e Esportes, seja de iniciativas que visam reforçar a presença da Globo na relação com o público. E todas conversam com a marca institucional. E cada capítulo do Livro da Marca aborda o tema, desde o Sistema da Marca até a tipografia exclusiva da empresa chamada Globotipo.

Única seção fechada para funcionários e convidados, a área de downloads traz o logo da Globo e família completa da Globotipo, para que os elementos visuais corretos possam ser utilizados em diferentes ferramentas e situações.

Segundo Sergio Valente, Diretor de Criação do projeto, “Marcas contemporâneas não guardam segredos com as pessoas. E não guardar segredo é se expor. Expor os seus valores, o que se é. A Globo vem fazendo isso há algum tempo, é uma marca que quer conversar cada vez mais. O lançamento do Livro da Marca é parte desse caminho, parte da construção dessa marca aberta, humana. É um material público, que apresenta todos os atributos pelos quais essa marca conversa com as pessoas e com a sociedade”, afirma .

O Livro Marca completo pode ser acessado aqui.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade

Operadora francesa resolve drama natalino universal: dar smartphone para adolescente

Todo Natal é a mesma história: adolescentes querendo smartphones, pais em pânico com os perigos do mundo digital. A Orange,…

19 horas Atrás
  • Criatividade

Design em 2025: Canva prevê virada nostálgica em meio ao boom da IA

O futuro do design visual não será tão futurista quanto imaginávamos. Pelo menos é o que sugere o novo relatório…

2 dias Atrás
  • Publieditorial

★ Casa de Verão da Eliana abre portas para marcas em projeto multiplataforma

O verão chegou mais cedo para o mercado publicitário. O GNT está transformando as férias da Eliana em uma plataforma…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Amazon escala Adam Driver para ler reviews 5 estrelas hilários em nova campanha de Natal

A Amazon decidiu transformar um fenômeno da internet em campanha publicitária. Reviews engraçados de produtos da plataforma, que já viraram…

2 dias Atrás
  • Tech

WhatsApp finalmente libera transcrição para acabar com a ditadura da mensagem de áudio

O WhatsApp decidiu dar um presente para quem não aguenta mais a "cultura do áudio". O famoso: tomar o tempo…

2 dias Atrás
  • Criatividade
  • Transporte

Jaguar irrita fãs e viraliza com rebranding radical para ‘apagar’ passado

A Jaguar decidiu jogar 90 anos de história pela janela (ou quase). Em um movimento que está dividindo opiniões (para…

2 dias Atrás