Número de assinaturas de serviços de streaming já é maior que as de TV a cabo no mundo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Número de assinaturas de serviços de streaming já é maior que as de TV a cabo no mundo

Meio digital como um todo foi responsável por novos recordes no mercado audiovisual, ainda que a TV a cabo seja ainda bastante lucrativa

por Pedro Strazza

Em um relatório divulgado hoje ao público, a Motion Picture Association of America (MPAA) confirmou que pela primeira vez na História o número de assinantes de serviços de streaming no mundo superou o de TV a cabo. Enquanto a quantidade de pessoas com pacotes da segunda opção sofreu uma queda de 2% e encontra-se na marca de 556 milhões, o mercado de streaming aumentou 27% e chegou a impressionantes 613,3 milhões de usuários ao redor do globo.

A inversão acontece num momento em que o cenário de entretenimento bateu novos recordes de faturamento. Em 2018, o mercado formado pelo circuito comercial e os produtos de home entertainment chegou a um retorno de 96,8 bilhões de dólares, um valor 9% maior que o alcançado em 2017.

O crescimento agressivo do streaming influenciou bastante, mas quem fundamentou este sucesso todo foi a alta geral de todo o mercado digital. Responsável por 55,7 bilhões do montante total, o setor expandiu-se 34% ao redor do globo nos últimos doze meses, ao passo que as vendas físicas (de DVDs e Blu-Rays) sofreram nova queda de 14%. Estes números deixam evidente que a forma preferida do público de consumir filmes em casa hoje é pelo meio digital – uma tendência que já havia sido sentida pelas próprias fabricantes de aparelhos Blu-Ray, vale apontar.

Na questão específica streaming versus TV a cabo, a parte mais interessante é que apesar do primeiro já ter um público maior que o segundo ele ainda fica pra trás na questão financeira. Mesmo com perdas progressivas de assinantes, os pacotes de canais a cabo ainda viram suas taxas de retorno aumentarem em 2018, chegando a 118 bilhões de dólares. Além disso, pelo menos nos EUA o público ainda prefere a televisão ao streaming: a programação a cabo é vista por 80% dos norte-americanos, superando em 10% o público do streaming.

Outra informação importante um pouco óbvia, mas confirmada pelo relatório da MPAA é que hoje o número de produções originais, roteirizadas e serializadas é a maior já vista. Graças ao advento do streaming e à multiplicação massiva de canais de entretenimento de toda a origem, a quantidade de programação do tipo cresceu impressionantes 28% desde 2014 e acumula hoje um total de 496 séries – e este número sobe pra 1620 se considerar programação diurna, infantil e sem roteirização. É muita coisa pra maratonar, e olha que os streamings da Apple e da Disney ainda não debutaram!

Por fim, uma notícia fantástica do documento é que o mercado global de cinema 3D está em franca queda. Entre 2017 e 2018, os resultados nas bilheterias do setor sofreram uma queda de 20%, acumulando meros 6,7 bilhões de dólares no último período. A resistência vem da Ásia, com a China mantendo as menores quedas regionais mesmo depois de um 2017 com a maior grana acumulada por uma produção nacional do tipo.

Você pode conferir o power point com a íntegra do relatório aqui, com todas as informações do atual panorama do mercado audiovisual.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro