FedEx apresenta o SameDay Bot, seu robô autônomo de entregas
Testes com modelo começarão ainda em 2019; velocidade máxima do robô é de 16 km/h
Seguindo uma tendência entre as principais entregadoras do mundo, a FedEx decidiu testar o uso de robôs autônomos para fazer entregas. A empresa anunciou oficialmente seu FedEx SameDay Bot.
O SameDayBot funciona com baterias e tem velocidade máxima de 16 km/h. O modelo é autônomo, o que significa que pelo uso de radares ele pode lidar com obstáculos e identificar pedestres e veículos nas ruas. O robô possui duas telas, uma na frente e outra atrás, para sinalizar suas movimentações para quem estiver próximo a ele. O SameDay Bot também é capaz de identificar irregularidades no piso (como buracos) e até mesmo subir ladeiras, adaptando-se à sua inclinação.
A ideia de FedEx é utilizar o SameDay Bot para trajetos curtos. Quando um pacote for entregue de um estado para o outro, por exemplo, o robô apenas transportará a entrega de sua última estação até o destino final. Pelo menos até agora, a FedEx não apresentou projetos para entregas de longas distâncias – algo que possivelmente seria feito com drones.
A FedEx negocia com a AutoZone, o Lowe’s, o Pizza Hut, a Target, o Walgreens e o Walmart para comercializar o robô, já que ele será útil para serviços de entregas de curtas distâncias – como é o caso dessas empresas.
O anúncio do SameDay Bot foi feito juntamente à divulgação de um vídeo que demonstra o trabalho do modelo. Com apenas um minuto, o material acompanha a viagem de um SameDay Bot até a entrega de um produto em uma casa, mostrando o robô em várias situações diferentes que expõem sua capacidade de reação, desde passar por buracos na calçada, pisos molhados e ladeiras, até identificar objetos e seres vivos em seu caminho. Confira acima.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.