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Rotten Tomatoes muda regras da nota do público depois de ataque de trolls a “Capitã Marvel”

A medida é a mais óbvia possível: usuários agora só poderão fazer comentários e dar nota aos filmes depois que eles estrearem nos cinemas

por Pedro Strazza

Depois de anos de reclamações e inúmeras polêmicas em torno do tema, o Rotten Tomatoes enfim decidiu mudar as regras que ditam a “nota do público” em sua plataforma. A principal alteração envolve a limitação da avaliação e comentários por usuários sobre os filmes antes do lançamento: se antes qualquer produção podia ganhar nota dias antes de sua estreia, agora é só depois que o projeto chega às telonas (ou o mercado) que ele pode receber cotações e ser discutido pelos usuários da rede social.

Embora o site afirme na divulgação das novas regras que as mudanças e atualizações foram feitas para “elevar a voz dos fãs e aumentar a relevância dos dados” da rede, este conjunto de medidas acontece na esteira do ataque à página de “Capitã Marvel”, que chegou a “ganhar” 45% de aprovação pelo “público” quase duas semanas antes de chegar aos cinemas graças a um movimento online contra o filme e sua protagonista feminina.

https://twitter.com/ezwrites/status/1100394024731582465

Estes tipo de ações de ódio se tornaram comuns no Rotten Tomatoes. Além do longa estrelado por Brie Larson, produções recentes do circuito como “Pantera Negra” e “Star Wars: Os Últimos Jedi” viram suas notas de aprovação baixarem drasticamente mesmo antes da estreia e vindouras como o episódio IX de “Star Wars” já sofrem com movimentos parecidos de grupos de usuários.

Junto das restrições, o pacote de alterações da plataforma envolve também uma nova interface, que posiciona a nota de aprovação da audiência (ou Audience Score) de forma adjacente ao Tomatometer (que calcula o índice de aprovação da crítica) para aumentar o contraste entre a opinião dos críticos com o público, e a transformação da pontuação “want to see” do site da porcentagem para números puros e que serão atualizados constantemente.

Ainda de acordo com o Los Angeles Times, o Rotten Tomatoes também estaria considerando implementar um sistema de verificação dos comentários dos usuários à partir do uso do Fandango, plataforma online de compras de ingresso que possui parcerias com a empresa, para evitar novos ataques de ódio no futuro.

Em um pronunciamento sobre a notícia, a chefe de produtos e tecnologia Ara Nalbandian afirma que o Rotten Tomatoes “continua a investir em nossos produtos para entregar recursos úteis e relevantes aos fãs e está desenvolvendo novas ferramentas que ajudem os fãs a expressar suas opiniões e conectá-las a outros”.

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