Para evitar propagação de fake news, Pinterest bloqueia resultados de pesquisas sobre certos temas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Para evitar propagação de fake news, Pinterest bloqueia resultados de pesquisas sobre certos temas

Plataforma tentou remover conteúdo anti-vacinação, mas não conseguiu e optou por não mostrar mais resultados de pesquisas sobre o tema. Abordagem levanta questionamento sobre censura

por Soraia Alves

Enquanto a maioria das redes sociais batem cabeça usando equipes humanas e ferramentas com inteligência artificial para banir as fake news de suas plataformas, o Pinterest tomou um posicionamento simples, porém controverso para se livrar do problema: bloquear aos resultados de pesquisas sobre certos temas na plataforma, evitando o compartilhamento de desinformação na rede social.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal, o primeiro tema a receber o bloqueio é a vacinação infantil. A empresa percebeu que a maioria das imagens compartilhadas na plataforma relacionadas à vacinação contradiziam diretrizes médicas e pesquisas. A plataforma tentou remover o conteúdo anti-vacinação, disse uma porta-voz do Pinterest, mas não conseguiu removê-lo completamente.

A solução adotada, então, foi parar de mostrar esses conteúdos relacionados a essa pesquisa ao público, a fim de conter a disseminação de desinformação.

É óbvio que a abordagem levanta o questionamento sobre o poder das empresas de tecnologia de censurar discussões e questões importantes para o público. Esse questionamento discute a “liberdade de expressão x liberdade de alcance”.

O Pinterest se valeu do que alguns pesquisadores chamam de “vazio de dados”, que basicamente é “uma situação em que procurar respostas sobre uma palavra-chave retorna conteúdo produzido por um grupo de nicho com uma agenda específica”. A empresa não tem a obrigação de compartilhar de exibir esse vazio de dados para o público, e foi isso que ela escolheu. Como ressalta o gerente de políticas públicas e impacto social do Pinterest, Ifeoma Ozoma: “É melhor não servir a esses resultados do que levar as pessoas a à confusão.”

Por enquanto, só os resultados de pesquisas referentes à vacinação foram excluídas do Pinterest.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro