Shutterstock cria pôsteres inspirados em Jack Kirby e Andy Warhol para os indicados ao Oscar de Melhor Filme • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Shutterstock cria pôsteres inspirados em Jack Kirby e Andy Warhol para os indicados ao Oscar de Melhor Filme

Filmes nomeados ao prêmio são o tema da sétima edição do “Oscar Pop!”, que convida artistas e designers a criarem cartazes no estilo pop art

por Pedro Strazza

O Shutterstock desde 2013 realiza anualmente o “Oscar Pop!”, ação que celebra a chegada de mais uma edição dos Academy Awards com recriações em pop art dos pôsteres dos filmes indicados à categoria de Melhor Filme. Diferentes designers são convidados pela empresa para o projeto, que escancara sua inspiração no famoso movimento artístico para ressaltar o quanto as produções eleitas pelos votantes da Academia se tornam parte do imaginário popular à partir da divulgação da lista.

Este ano não é diferente, ainda mais quando todos os oito filmes presentes no páreo principal da estatueta renderam grandes quantidades de bilheteria e o Oscar como um todo parece estar abraçando mais do que nunca o pop. Tal tendência é refletida na mão dos designers convidados pelo Shutterstock, que em 2019 foram buscar ideias nos trabalhos de gente do naipe de Andy Warhol e até mesmo do quadrinista Jack Kirby para conceber novas artes de divulgação das produções.

“As indicações deste ano permitiram que aumentássemos os nossos limites criativos” afirma o vice-presidente de criatividade da marca, Mike McCabe, sobre o “Oscar Pop!” 2019; “Cada filme tem um protagonista forte, que ilustramos usando recursos de design que refletem um estilo ou movimento artístico específico, elevando cada personagem ao reino das belas artes”.

Confira abaixo os oito pôsteres, com descrições dos próprios designers sobre o processo criativo por trás das artes:

“Bohemian Rhapsody”

O mais polêmico dos indicados a Melhor Filme este ano, a cinebiografia do Queen e de Freddie Mercury obviamente tinha que ganhar uma arte inspirada em Andy Warhol. De acordo com a autora Alice Lee, a obra do líder da pop art foi escolhido por ela para criar o pôster porque assim como ele o cantor também é conhecido por sua personalidade boêmia e sem remorsos e é celebrado como um dos grandes artistas da História.

“Infiltrado na Klan”

Para conceber a sua arte inspirada na nova “parada” de Spike Lee, Brenda Luu resolveu resgatar e usar como base o retrato do ex-presidente Barack Obama feito pelo artista Kehinde Wiley para uma grande homenagem ao diretor. As flores vistas no pôster, segundo ela, são a Costus spectabilis, a flor nacional da Nigéria e que representa as raízes africanas de Lee; a Rosa laevigata, a flor do estado da Georgia onde o cineasta nasceu; e a rosa que é conhecida como a flor do estado de Nova York, local que ele considera sua cidade natal.

“A Favorita”

O drama de época da vez da premiação ganhou nas mãos de Flo Lau um cartaz com clara inspiração no estilo de Roy Lichtenstein, cujas artes com padrões de quadrinhos dão vazão ao intenso jogo emocional por trás do filme dirigido por Yorgos Lanthimos. Lau também adotou da produção seus “temas em preto, branco e dourado” e incluiu os famigerados coelhos da rainha Ana no papel de parede do fundo.

“Green Book: O Guia”

Inspirada pelo estilo de Tony Fitzpatrick, a designer Rose-Ann Reynolds decidiu conceber a arte do filme de Peter Farrelly à partir de uma reunião visual de todos os elementos que definem a comédia estrelada por Viggo Mortensen e Mahershala Ali, desde o carro usado pelos dois durante a viagem e que ocupa posição central no cartaz até objetos como o mapa, as cartas escritas pelo motorista à esposa e o piano do músico que complementam o veículo.

“Nasce Uma Estrela”

Para ilustrar a quarta versão da clássica história de amor de Hollywood, Thanh Nguyen decidiu tomar como base o trabalho do britânico Richard Hamilton, cuja colagem “Just what is it that makes today’s homes so different, so appealing” foi uma das pedras fundamentais para o surgimento do movimento da pop art. As frases vistas no cartaz acima foram tiradas do roteiro do longa dirigido por Bradley Cooper, enquanto o rosto da “estrela” da vez, Lady Gaga, serve como centro do pôster.

“Pantera Negra”

Criado por Jac Castillo, o pôster do filme do Marvel Studios foi inspirado nos trabalhos do ilustrador Daniel Danger, que segundo ele sempre foram conhecidos por sua “iluminação atmosférica, paleta monocromática e linhas detalhadas”. “Com isso em mente, eu escolhi retratar a caverna onde crescem as ervas no formato de coração responsáveis pelos poderes do Pantera Negra” escreve o artista.

“Roma”

Embora seja “Pantera Negra” o indicado baseado em quadrinhos, o longa que ganhou uma versão baseada na mídia no “Oscar Pop!” em 2019 foi o “Roma” de Alfonso Cuarón. Tomando emprestado o estilo do lendário “rei” Jack Kirby, JC Moreno quis retratar a protagonista Cleo em uma posição afirmativa, em sua luta contra as ondas de destruição que “ameaçam derrubá-la” no filme ambientado no México dos anos 70.

“Vice”

Fechando a linha de pôsteres da Shutterstock este ano, a arte de Jennifer Forrest para a comédia de Adam McKay em cima da vida do ex-vice-presidente Dick Cheney tem como base as obras de Corita Kent, cujas tipografias sempre foram conhecidas por seu teor político. “Os temas que ela fazia referência em seu trabalho (pobreza, racismo, guerra e justiça social) possuem paralelos muito próximos com os retratados pelo filme” escreve a designer sobre a arte, que ainda toma emprestado umas das frases quotadas pela produção.

A 91° edição do Oscar acontece na noite do próximo domingo, dia 24 de fevereiro.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro