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Abordando preconceito, Aeroméxico dá descontos pra quem tem origem mexicana

Promoção foi lançada nos estados sulistas do Arizona e do Utah, onde o apoio à construção do muro na fronteira com o México é alto

por Pedro Strazza

No começo do ano, a Aeroméxico lançou em suas redes sociais uma nova campanha de viés político bem provocativo. Em meio à verdadeira guerra que a administração Trump se encontra com outros órgãos do governo estadunidense para construir o seu tão prometido muro na fronteira com o México, a companhia aérea mexicana resolveu criar uma ação que dá descontos à população sulista dos EUA – ou, no caso, dos estados de Utah e Arizona – em passagens para o país vizinho.

O truque, porém, está no mecanismo destes descontos, pois a “gradação” da porcentagem de alívio financeiro que a Aeroméxico realiza é feita à partir de um teste de DNA que indica quanto exatamente o cidadão tem de ascendência mexicana. Em suma, se 10% de suas origens fossem mexicana, você ganharia 10% de desconto em uma passagem para o México.

É a trollada máxima com a população, pois embora apoiem com muita veemência a construção do muro e a expulsão de imigrantes latinos do país elas também não recusam o desconto na passagem aérea – pelo contrário, elas ficam irritadas quando descobrem que não são “mexicanas o suficiente” para ganhar uma passagem mais barata!

Criada em parceria com a Ogilvy, a ação foi inteira documentada e virou um comercial pra lá de ácido graças às reações da galera durante o procedimento. Nomeado apropriadamente de “DNA Discounts”, a peça é simplesmente fantástica: se os cidadãos entrevistados começam o anúncio dizendo coisas do naipe de “tem que expulsar esses mexicanos mesmo!”, logo em seguida as suas reações aos resultados do teste de DNA vão da alegria genuína à frustração pura de “não ser mais mexicano”. Confira no tweet abaixo a peça na íntegra – e mantenha atenção especial à raiva da senhorinha que descobre que só é 3% mexicana!

Embora o “DNA Discounts” não tenha sido postado no canal oficial da Aeroméxico no YouTube, seu resultado nas redes vem sendo enormemente positivo graças à permanência da briga de Trump com o Congresso norte-americano. Só o tweet da Ogilvy com o vídeo, por exemplo, já rendeu à agência quase cinco mil likes desde sua publicação.

É bom lembrar que esta não é a primeira vez que a Aeroméxico e a Ogilvy usam uma campanha para fazer referência às atribulações do cenário político do momento. Em 2016, a empresa divulgou o comercial “Fronteras” que tratava da mesma questão da tentativa de construir um muro entre o México e os EUA de forma ainda mais direta – veja abaixo.

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