Passar mais tempo em frente à tela não afeta tanto assim o bem estar da criança, afirma estudo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Passar mais tempo em frente à tela não afeta tanto assim o bem estar da criança, afirma estudo

A solução, segundo entidade de pediatria britânica, é balancear o acesso às telas com atividades positivas como socializar e fazer exercícios

por Pedro Strazza

Já faz alguns bons anos que nos acostumamos com a noção de que a exposição dos nossos olhos à multiplicidade de telas à nossa volta pode causar alguns bons danos físicos aos nossos globos oculares. Mantendo-se o hábito de passar mais da metade do dia no combo celular, computador e TV como grande parte da população mundial faz, múltiplos grupos de pesquisa médica já declararam que as células da retina passam a serem afetadas pela luz das lâmpadas que iluminam estas telas, o que por sua vez gera um desgaste do olho que pode desembocar em problemas de visão mais sérios – especialmente em crianças cujo corpo encontra-se em fase de desenvolvimento.

Um novo artigo publicado pela Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH), porém, mostrou um olhar diferente sobre esta última afirmação. Dedicada a ensinar e capacitar novos pediatras, a entidade afirma por meio de um novo guia de conduta que a maneira como se classifica os potenciais danos da contínua exposição das crianças às telas geralmente é superestimada pelos estudiosos.

A publicação, no caso, foi feita para ajudar os pais a administrar o tempo que seus pequenos passam em frente ao celular, à TV e aos tablets sem que sua saúde seja lesada de alguma forma. A questão que mais desperta intriga no documento, porém, já se encontra no resumo, que afirma que “A base de evidência para um efeito ‘tóxico’ e direto do tempo perante a tela é contestado, e a evidência de seu dano é muitas vezes superestimado”. Para completar, a academia também declara que “a maior parte da literatura sobre o tema observa apenas o tempo gasto em frente à televisão”.

Segundo a RCPCH, por mais que os efeitos danosos da exposição maior às telas existam e sejam perigosos à saúde, eles podem ser facilmente reduzidos à partir de uma “mediação” com aquilo que eles chamam de “atividades positivas”, que inclui a trinca elementar do sono, socialização e atividades físicas. Resta aos pais, assim, a tarefa de negociar com os filhos os limites de horários com as telas – além de seguir a recomendação de barrar o acesso dos pequenos aos aparelhos uma hora antes da hora de dormir para não atrapalhar o ciclo de descanso.

Para facilitar ainda mais a dinâmica, a instituição sugere a adesão de quatro questionamentos pelos pais, que são:

  • O tempo gasto em telas na casa é controlado?
  • O uso das telas interfere nas coisas que a família quer fazer?
  • O uso das telas afeta o sono?
  • Você consegue controlar o consumo de lanches durante o tempo usado nas telas?

Além destas sugestões, a RCPCH também divulgou algumas novas informações sobre os hábitos de consumo de telas das crianças, feito à partir de entrevistas com 109 jovens britânicos com idade entre 11 e 24 anos. Entre outros dados, 88% das crianças que falaram com a entidade afirmaram que seu sono foi afetado pelo uso de telas, que envolve em média um uso diário de quase 3 horas no celular, 2 horas na TV e 2 horas e meia no computador.

Para quem se interessou pelo estudo e quer saber mais sobre o tema, vale a pena acessar a publicação na íntegra no site oficial do RCPCH.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro