Relatório mostra que Rússia usou mais o Instagram que o Facebook para manipular eleições americanas de 2016 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Relatório mostra que Rússia usou mais o Instagram que o Facebook para manipular eleições americanas de 2016

Plataforma teve 187 milhões de interações com o conteúdos manipulados, em comparação com os meros 77 milhões no Facebook

por Soraia Alves

O Instagram pode ter desempenhado um papel muito maior nas eleições americanas de 2016 do que o Facebook, até agora tido como o grande violão da história

Segundo um relatório encomendado pelo Comitê de Inteligência do Senado, a manipulação russa dos eleitores americanos através da Russian Internet Research Agency (IRA), “fábrica” de trolls que buscou dividir os eleitores com informações falsas e meme inúteis em torno das eleições, teve sua grande frente e operação no Instagram, “algo que os executivos do Facebook parecem ter evitado mencionar em depoimentos no Congresso”, diz o relatório.

Foram 187 milhões de interações com o conteúdos manipulados no Instagram, em comparação com 77 milhões no Facebook e 73 milhões no Twitter, de acordo com um conjunto de dados entre 2015 e 2018, analisados ​​pela New Knowledge, pela Columbia University e pela Canfield Research.

O Facebook afirmou em comunicado que forneceu milhares materiais aos legisladores e fez progresso na prevenção de interferências durante as eleições. Já o Twitter afirmou que também fez avanços significativos no combate à manipulação de seus serviços e apontou para a divulgação de dados adicionais em outubro para permitir mais pesquisas e investigações.

Durante os depoimentos de Mark Zuckerberg ao Congresso dos Estados Unidos, o Instagram foi mencionado apenas de forma passageira, sem uma contagem de quantos americanos foram atingidos pelo conteúdo russo, por exemplo. A rede social tem, até agora, uma certa vantagem em reação aos assuntos de manipulação de conteúdo, justamente por não ter um botão de “compartilhamento”, o que ajuda no viral.

Ainda assim, de acordo com os pesquisadores, cerca de 40% das contas criadas pela IRA alcançaram mais de 10 mil seguidores. A maior conta, @blackstagram__, atraiu mais de 300 mil seguidores.

O conteúdo do Facebook incentivou as pessoas a seguirem essas contas no Instagram, o que reforçou as mensagens que o IRA estava divulgando em outras redes, incluindo o YouTube e o Twitter. As contas do Instagram para determinados grupos de interesse mencionavam umas às outras e, às vezes, contas legítimas, dirigidas por americanos de verdade, para melhorar o perfil delas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro