Com investimento de R$ 61 bilhões, Audi promete carros autônomos até 2021 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Com investimento de R$ 61 bilhões, Audi promete carros autônomos até 2021

Apesar de já investir em projetos com tecnologia semi-autônoma, empresa agora mira em carros totalmente independentes da direção humana

por Soraia Alves

De todas as marcas de carros de luxo, a Audi é a que tem mais investido em projetos que usam tecnologia semi-autônoma em seus carros. No entanto, agora a montadora alemã passa a mirar na construção de carros totalmente autônomos, que devem ser colocados no mercado até 2021.

Propriedade do Grupo Volkswagen, a empresa se comprometeu a investir quase US$ 16 bilhões (cerca de R$ 61 bilhões) em projetos de mobilidade elétrica e tecnologia de auto-condução até 2023.

Muito desse trabalho será desenvolvido pela Autonomous Intelligent Driving (AID), uma subsidiária da Audi. Com sede em Munique, a divisão foi fundada há um ano e meio, e hoje conta 150 funcionários.

Atualmente, 12 veículos autônomos da Audi operam em testes em vias públicas. A maioria deles são Volkswagen Golf Hatchback e mostram como a AID já tem o papel de fornecer tecnologia de condução urbana autônoma para todas as marcas do Grupo Volkswagen, como a VW, a Audi e a Porsche.

Apesar do investimento, a Audi não está tão à frente quanto outras montadoras no desenvolvimento e implantação de veículos automatizados. A Waymo, divisão autônoma da Alphabet, por exemplo, acaba de lançar um serviço de táxi-robôs limitado em Phoenix, Arizona. Já a GM informou que lançará seu próprio serviço autônomo em San Francisco ainda em 2019. 

Em entrevista ao The Verge, Alexandre Haag, diretor de tecnologia da AID, disse que projetar carros autônomos é bem mais difícil do que as pessoas podem imaginar, principalmente porque implantar a capacidade de “ver” e identificar corretamente os objetos próximos, é incrivelmente difícil: “Chegar a 90% [na percepção] é bastante fácil. E você ainda precisa ir além disso. Nove ponto nove nove nove nove… Adicionando cada nove é dez vezes mais difícil. Quando você está com 95%, você apenas arranhou a superfície”, explica.

Para impulsionar seus projetos, a Audi está trazendo novos fornecedores para ajudar nos desafios. A AID anunciou que vai trabalhar com a Luminar, uma startup de Palo Alto que trabalha com sensores e softwares de percepção para veículos autônomos. A startup já fornece à Volvo e à Toyota Research Institute, além de outras montadoras.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro