Café japonês conta com garçons robôs conduzidos por pessoas com deficiência
Interação é temporária, mas há uma expectativa para que possa ser adotada nas próximas Olimpíadas
Com um visual futurista e inspirado no anime japonês “Time of Eve”, um café da cidade de Tóquio estará adotando até a segunda semana de dezembro o uso de cinco garçonetes robôs conduzidos por pessoas com deficiência.
Chamado de Dawn ver.β, o café é resultado de três companhias que se empenharam em criar a tecnologia e trabalhar com a inclusão social dos funcionários PCD envolvidos, que realizam um trabalham de meio-período de suas próprias casas, uma vez que possuem limitações motoras. Tudo isso é possível graças ao uso de rádios de longa distância desenvolvidos especialmente para a experiência, além do uso de tablets ou computadores que permitem que o condutor acompanhe o desempenho do robô pelo qual é responsável.
A interação do café termina no próximo dia 7 de dezembro, mas as empresas envolvidas – Nippon Foundation, ANA Holdings Inc. e a Ory Lab Inc. – esperam que o experimento possa ser replicado no atendimento a turistas e participantes das próximas edições das Olimpíadas e das Paraolimpíadas
, que acontecem em Tóquio em 2020.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.