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Facebook, Instagram e Twitter limitam acesso a dados de startup que usa IA para verificar antecedentes de babás

Empresa californiana utiliza software para criar perfis com relatórios sobre as profissionais de cuidados de crianças

por Matheus Fiore

Na semana passada, o The Washington Post fez um relatório destrinchando sobre a Predictim, startup californiana que utiliza inteligência artificial para avaliar e ranquear babás. O modus operandi da empresa não foi bem recebido e, como resultado, algumas redes sociais decidiram tomar medidas que afetarão diretamente o serviço da Predictim. O Facebook, o Instagram e o Twitter entraram com uma ação e limitaram o acesso da startup aos dados dos usuários dessas plataformas.

Enquanto as redes pertencentes à Mark Zuckerberg limitaram drasticamente o acesso da Predictim aos dados dos usuários da plataforma, o Twitter revogou o acesso da startup a sua API (que é usada para acessar dados em grande escala em vez de ler perfis individualmente). Como reportou o The Verge, um porta-voz do Twitter chegou a se manifestar, afirmando que o uso de dados da rede social e sua API para fins de vigilância é uma prática proibida.

A Predictim alega usar “inteligência artificial avançada” para avaliar a capacitação de uma babá. Isso inclui vasculhar os históricos nas redes sociais de uma pessoa antes de oferecer uma avaliação final automatizada. A empresa afirma que pode prever se o indivíduo é um usuário de drogas, se pode intimidar ou assediar outras pessoas, e até mesmo se elas têm uma tendência a fazer “coisas ruins”.

O diretor executivo e co-fundador da Predictim, Sal Parsa, disse que a empresa não fez nada de errado. “Todo mundo verifica o passado das pessoas nas mídias sociais, elas procuram pessoas no Google, disse Parsa à BBC News; “Estamos apenas automatizando esse processo”

.

Nos últimos anos, mais e mais empresas estão criando sistemas que utilizam inteligência artificial para rastrear o histórico das pessoas nas mídias. Especialistas temem que entregar decisões cruciais a algoritmos seja imprudente, enquanto empresas que vendem esses serviços dizem que uma abordagem em nível de máquina é mais detalhada e imparcial. O problema é que algoritmos não podem interpretar e contextualizar algumas mensagens, fazendo com que boa parte dos conteúdos das redes sociais estejam suscetíveis a interpretações automaticamente equivocadas.

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