Após 4 anos marcados por denúncias de fake news, crescimento das estratégias digitais e uma pandemia, quais aprendizados acumulamos de 2018 pra cá, em campanhas eleitorais?
No próximo domingo (2), o Brasil vai às ruas para mais uma festa da democracia. Depois de 2 eleições transformadas pelo poder das estratégias digitais, em 2022 vamos escolher novamente quem vai ocupar as cadeiras de presidente a deputado estadual no país. E, na reta final do pleito, uma das perguntas que nos fazemos é: o que aprendemos, e como nos preparamos, para mais uma eleição?
No Braincast 474, Carlos Merigo, Ana Freitas, Beatriz Fiorotto, Luiz Hygino e Luiz Yassuda discutem quais foram os fatos mais marcantes da eleição de 2022. Os principais temas, os públicos em disputa e como as campanhas se dividiram entre as ruas, as mídias e a internet.
Aprofundando a discussão, um time de especialistas, de diversas áreas, apresentam balanço do processo eleitoral sob suas perspectivas: Celso Rocha de Barros (Folha de São Paulo), Fábio Malini (pesquisador de redes sociais), Jonatas Varella (Quaest Pesquisas), Tai Nalon (Aos Fatos) e Paulo Rená (Especialista em Direito e Tecnologia) trazem diferentes perspectivas e palpites, do que marcou e passou batido nessas eleições.
SAIBA MAIS
3 boas indicações para fechar o programa com chave de ouro. E para abrir novas reflexões da nossa conversa!
- Podcast | Braincast 385 – O futuro da política: como candidatos conquistam os nativos digitais | B9
- Reportagem | Redes sociais influenciam voto de 45% da população, indica pesquisa do DataSenado | Senado.leg
- Canal | Playlists de programas eleitorais no YouTube do Poder360
QUAL É A BOA?
As dicas dos convidados para a sua semana:
- Ana Freitas: bebida Baer-mate e escândalo Marmitagate (Twitter).
- Bia Fiorotto: podcast “Helena, o podcast tá pronto”.
- Luiz Yassuda: Site Quilombo nos Parlamentos.
- Carlos Merigo: documentário “American Dream” (HBO Max).
- Luiz Hygino: série “Eu Nunca” (Netflix).
ACCENTURE
Neste programa, você ouviu o último episódio da nossa coluna em parceira com a Accenture.
A tecnologia e a internet revolucionaram todos os campos da nossa vida. E nossas finanças não iam ficar de fora.
Claro, já tem algum tempo que a gente está acostumado com aplicativos de banco, transações on-line e transferências virtuais. Mas chegou a hora de darmos o próximo passo.
O futuro do dinheiro e das transações financeiras é virtual. Hiperconectado. E descentralizado.
O DeFi está batendo na porta. E a Accenture quer ajudar você a se preparar para o amanhã.
A Accenture é uma empresa global de serviços profissionais com capacidades líderes em digital, nuvem e segurança. Combinando experiência incomparável e habilidades especializadas em mais de 40 setores, oferece serviços em Estratégia e Consultoria, Tecnologia, Operações e a Accenture Song.
De uma imersão no universo do DeFi, criou um relatório exclusivo, que ajuda você a navegar por esse mercado emergente e fundamental.
Descubra como as finanças descentralizadas vão transformar o mercado financeiro.
SELF-MADE BRASIL | SONY CHANNEL
Para realizar sonhos, é preciso ter persistência. O novo programa Self-Made Brasil mostra uma competição acirrada e cheia de emoção. A cada episódio, 4 participantes vão precisar provar que seu produto é bom, saboroso e tem potencial de mercado. É mais que uma competição, é uma jornada de descoberta e transformação de empreendedores. Aqui, as ideias viram sucesso.
Quinta, às 20h30, exclusivo no Sony Channel na SKY – canal 137 e 537 HD. Verifique a classificação indicativa.
TV por Assinatura e Pré-Paga | SKY
Na SKY você encontra a TV por assinatura mais completa para sua casa, pacotes ideais para você e canais com diversão para todas as idades e gostos.
Confira! https://bit.ly/3drjZr8
ANA COUTO | BRANDING APLICADO
Quanto vale uma marca? Como avaliar se sua marca está, ou não, bem construída? Qual deve ser o plano, na hora de manter sua marca ativa?
E, principalmente: como fazer um bom projeto de desenvolvimento de Branding?
Aqui no B9, essas são questões com as quais nos deparamos diariamente. E se você é do mundo executivo, ou da Comunicação, certamente já se fez essas perguntas também.
Mas, no caminho, encontramos uma grande parceria – e agora viemos recomendar pra você:
A agência Ana Couto é a principal referência em branding do país. São anos de conhecimento adquirido e testado em dezenas de marcas icônicas como Havaianas, Natura, Fiat, Ambev e muitas outras.
E todo esse acúmulo, se tornou conhecimento, através da Laje. A plataforma de conteúdo e aprendizagem da Ana Couto. E a Laje oferece cursos, talks e eventos para uma comunidade que conecta mais de 900 profissionais espalhados pelo Brasil e pelo mundo – como o curso Branding Aplicado.
Um mergulho imersivo (e completamente mão na massa) para desenvolver, do início ao fim, projetos de branding para uma empresa real.
Em apenas 9 semanas, entre outubro e dezembro, você vai aprender os principais conceitos de branding, o método proprietário da Ana Couto e vai trabalhar em grupo com outros profissionais talentosos da vida real. Como professores, a própria Ana e os VPs da agência.
E como mentores, um time de especialistas em estratégia, criação, experiência e comunicação, que vão te acompanhar ao longo do trajeto.
Não tem jeito melhor de entender como a Ana Couto pensa (e faz) seus projetos de branding transformadores… Do que esse. Sem contar que você já sai do curso com um case real para colocar no seu currículo e no linkedin.
Se interessou? Então acesse já o link aqui na descrição do episódio (https://bit.ly/3qOSqei), porque as inscrições já estão abertas. E aplica o cupom B915 que dá 15% de desconto na inscrição, combinado?
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BRAINCAST NA SUA EMPRESA
Sabia que agora você pode levar o Braincast pra sua empresa?
Pois é. Há anos que o Braincast te ajuda a navegar nesses tempos transformadores e incertos. Entre pandemias e o metaverso; algoritmos e fake news; a conexão 5G, a crise do clima e os choques de gerações. São mudanças tecnológicas e culturais que podem nos deixar confusos e ansiosos.
Mas o Braincast tá aqui pra gente não perder a esperança no futuro, sem deixar de questionar o hype do futurismo exagerado.
E agora, você pode contar com o Braincast para além do podcast.
No nosso formato In Company, essa turma do barulho do Braincast realiza apresentações, cursos, mediações e workshops. É o Braincast na sua empresa. Com um grande time de pioneiros digitais te ajudando a descomplicar o futuro. Do jeito que você já gosta e conhece.
Tudo isso, claro, conectado com os temas e territórios que importam para a sua marca.
Conte com o Braincast para refletir e desvendar quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Escreva pra [email protected] para saber mais.
FAÇA CONTEÚDOS COM O B9
Como ouvinte do Braincast, você já deve ter percebido: aqui no B9, a gente adora uma conversa. E mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio.
O B9 já produziu milhares de episódios que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência.
Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso.
E pra conhecer tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site b9.company ou mande um email pra [email protected].
Conte com o B9 para transformar sua marca em conteúdo e em conversas que saem do raso.
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O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Direção criativa: Alexandre Potascheff
Apoio à pauta e produção: Hiago Vinicius
Edição: Gabriel Pimentel
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros e Gabriel Castilho
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zennaro