IBM Watson permite conversar com as obras de arte da Pinacoteca de São Paulo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

IBM Watson permite conversar com as obras de arte da Pinacoteca de São Paulo

Mostra interativa “A Voz da Arte” utiliza inteligência artificial para responder perguntas sobre as pinturas e esculturas

por Carlos Merigo

Antigamente você ia ao museu e podia contar com uma pessoa de verdade para te guiar pelas obras. Depois vieram os audio-guias, que inclusive se tornaram mais uma fonte de renda para as instituições. Com a internet, uma pesquisa no Google podia ajudar, e, mais recentemente, até playlists no Spotify e outros serviços de streaming se tornaram uma importante ferramenta para engajar os visitantes.

Como parte das comemorações de seus 100 anos no Brasil, a IBM decidiu tornar essa experiência de conhecimento ainda mais interativa. Em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, a empresa utilizou o poder cognitivo do Watson para permitir que as pessoas conversem com as obras.

Intitulado a “A Voz da Arte”

, o projeto responde perguntas e explica o significado de detalhes das pinturas e esculturas, traça ainda um contexto histórico, conta sobre seus autores, a relação com o cotidiano, entre outras curiosidades. Tudo alimentado pela inteligência artificial do Watson.

72% dos brasileiros nunca pisou em um museu

Os visitantes recebem um dispositivo com o aplicativo específico na entrada da Pinacoteca. Ao caminhar pelo museu, notificações apitam de acordo com a proximidade das obras interativas. Toda a interação é realizada em português.

A mostra “A Voz da Arte” será aberta ao público na quarta-feira, 5 de abril, e ficará disponível por dois meses (até 5 de junho).

Para a IBM, é um ótimo exemplo de humanizar sua tecnologia de inteligência artificial através da arte. E para a Pinacoteca, um modo de aproximar o público de suas obras. Segundo dados da instituição, 72% dos brasileiros nunca pisou em um museu.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro